Crea-PR tem 40 novos conselheiros e 26 inspetores no Noroeste

Foto: Assessoria Crea-PR

Neste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) passou a contar com a participação de novos conselheiros e inspetores da região Noroeste, alguns foram reeleitos. Ao todo, são 40 conselheiros com mandato em andamento para o período de três anos (janeiro de 2021 a dezembro de 2023). Os profissionais representam Instituições de Ensino Superior (IES) e Entidades de Classe que têm a atribuição de acompanhar assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade. Nesta nova gestão, 10 conselheiros assumem mandato pela primeira vez e mais três foram reeleitos. A região tem ainda 27 conselheiros no período de mandato.

Os Conselheiros eleitos e reeleitos representam a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam), Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), Associação Profissional de Geógrafos do Paraná (Aprogeo-PR), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-MGA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar, Uningá, Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (Abep), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (AREA-CM), Associação de Engenheiros Agronômos de Campo Mourão (AEA-CM), Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Associação Regional de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc), Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos (Apeap), Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná (Aeanopar), Associação Regional Engenheiros Agrônomos em Umuarama (Areau) e Universidade Paranaense de Umuarama (Unipar).

A Regional Maringá do Crea-PR conta ainda com 26 novos inspetores, também com mandatos até dezembro de 2023. Na Inspetoria de Cianorte, quatro inspetores assumem o cargo pela primeira vez; dois foram reeleitos. Em Campo Mourão, são três novatos e dois reeleitos. Já em Maringá, são três eleitos e três reeleitos. Paranavaí tem cinco inspetores – quatro reeleitos e um novo. Na inspetoria de Umuarama são quatro inspetores, sendo um reeleito e três novos. Do total de vagas abertas pelo Crea-PR na região Noroeste para inspetores, quatro ainda não foram preenchidas nas inspetorias de Paranavaí (1), Campo Mourão (1) e Umuarama (2).

Conforme o gerente regional do Crea-PR em Maringá, o Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, o inspetor desempenha um importante papel junto ao Conselho. “A função é aprimorar o processo fiscalizatório do Conselho, exigir e buscar a efetiva participação dos profissionais nas obras e serviços e contribuir nas discussões de Políticas Públicas de desenvolvimento do Estado”, completa.

A Engenheira Eletricista Aline Priscila Bortoloto, reeleita na Inspetoria de Maringá, frisa que a importância da função é poder defender a profissão e profissionais comprometidos com a ética. “É realmente uma honra contribuir na função de inspetora, na interface do Conselho com os profissionais, porque a gente acaba aprendendo muito e reforça a importância do exercício profissional na proteção à sociedade”. Ela já foi inspetora na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR na gestão de 2015-2017.

Na Inspetoria de Paranavaí, um dos reeleitos é o Engenheiro Mecânico Marcos Antônio Pintor Junior, que acredita que, por meio da função, poderá estar ainda mais conectado com a profissão. “Como profissional registrado, e entendendo que o sistema trabalha em prol da profissão, penso ser de extrema importância a participação, pois somente com este trabalho podemos contribuir para o crescimento, o respeito e a valorização das Engenharias e Agronomia”, diz.

Sobre o Crea PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

(Assessoria Crea-PR)

(Fonte: obemdito.com.br)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*