Pelo quinto ano consecutivo, Cianorte é a cidade vencedora do Dia do Desafio. O resultado oficial de 2012, divulgado na última semana, aponta que 43,01% dos cianortenses colocaram o corpo em movimento na disputa do último dia 30 de maio.
O Dia do Desafio faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades em benefício da saúde e bem-estar e consiste na disputa entre cidades na mobilização de pessoas para a prática de atividades físicas. Neste ano a Capital do Vestuário concorreu com a cidade de Warnes, na Bolívia, que mobilizou apenas 2% de sua população.
“No ano passado participamos com a média de 31% da população e já esperávamos que neste ano mais pessoas participassem. Mobilizamos empresas, escolas e a população em geral para participar desta disputa saudável e o resultado superou expectativas”, comentou o prefeito Edno Guimarães.
D
e acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valter Digiórgio, “grande parte das atividades contou com o acompanhamento e orientação dos professores e coordenadores técnicos da secretaria”.
Como surgiu o Dia do Desafio
O Dia do Desafio surgiu em 1983, durante o rigoroso inverno do Canadá, quando o prefeito de uma pequena cidade sugeriu à população que todos saíssem de suas casas às 15 horas e caminhassem durante 15 minutos no quarteirão mais próximo. A ação se repetiu nos anos seguintes e a ideia se espalhou pelas cidades vizinhas até ganhar o mundo. Atualmente, a movimentação é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas para toda a população seja apenas durante a data ou regularmente. O projeto ainda alerta sobre os riscos de se manter uma vida sedentária.
Aqui no Brasil o Dia do Desafio passou a ser realizado a partir de 1995 sob comando do SESC. É ele que organiza a competição entre as cidades brasileiras, separando-as em grupos de mesmo porte (número habitacional). Ganha aquela que conseguir o maior número de participações até as 21 horas do dia estabelecido.



Seja o primeiro a comentar