Jaguatirica é encontrada e capturada em propriedade rural

Divulgação: Policia Ambiental
Divulgação: Policia Ambiental
Divulgação: Policia Ambiental
Divulgação: Policia Ambiental

Uma jaguatirica foi capturada no final da manhã desta quinta-feira (16) por uma proprietária rural de Maringá. O animal foi resgatada pela Polícia Ambiental e deve ser solto em uma área de preservação.

Segundo a Polícia Ambiental, o resgate ocorreu por volta das 11h, na PR-317, nas proximidades do viaduto do Aeroporto de Maringá. A dona da propriedade notou que houve mortes de animais no local, principalmente galinhas, e montou um sistema de armadilha para efetuar a captura da jaguatirica. Quando prendeu o animal silvestre, chamou a Polícia Ambiental, que o transferiu para a sede do batalhão, na Avenida Cerro Azul.

Trata-se de jaguatirica fêmea jovem, medindo cerca de 50 cm, com peso aproximado de 12kg, um felino silvestre também conhecido por leopardo anão, que estava em excelente condição de saúde e perfeira integridade física.

O animal foi conduzido à reserva ambiental melhoramentos, onde existem vários outros

Divulgação: Policia Ambiental
Divulgação: Policia Ambiental

espécimes de sua raça que vivem na área protegida, a fim de proteger a vida do animal, que poderia adentrar rodovias e ainda sofrer ferimentos dada a proximidade com pessoas.

Este tipo de animal, embora não seja raro na região, possui poucos espécimes, e por isto deve ser cuidado para que se restabeleça e a participação de todos é muito importante para a preservação destas vidas, ressalta a polícia.

Animais não devem ser agredidos, diz polícia

O capitão Ricardo Eguedis, comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental , alerta para a conduta adequada da proprietária rural em relação ao animal. “A atitude desta família é positiva. O animal estava dando problemas para ela, mas foi capturado em perfeitas condições de saúde, o que vai proporcionar a reinserção em habitat conveniente”, afirma. “Muitas vezes, as pessoas preparam armadilhas que ferem o animal, ou que sacrificam ou promovem o envenenamento. No entanto, o animal não cometeu crime, estava inclusive em uma área muito próxima do meio urbano, e poderia ser atropelado se fosse abandonado ali”.

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Polícia Ambiental pelo 0800 643 03 04, a ligação no telefone 0800 é gratuita e podeser feita a qualquer hora.

(O Diário / Larissa Ayumi Sato)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*