IBGE PROMOVE TREINAMENTO DE AGENTES CENSITÁRIOS

Cerca de 25 agentes censitários de seis municípios da região ? Cianorte, Japurá, Jussara, Tapejara, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e São Tomé ? participam do primeiro treinamento do Censo 2010, que teve início nesta terça-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (9).
A capacitação está sendo realizada no auditório da Prefeitura do Município de Cianorte e é voltada a pessoas que ocupam os cargos de Agente Censitário Administrativo (ACA), Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI).
Segundo o coordenador da subárea de Cianorte, Antonio Maioli, ?o objetivo do treinamento é qualificar os recém-contratados Agentes Censitários, no que se refere à atividade de Pré-Coleta de Dados, e ainda, passar todas as informações necessárias para operar o SIGPC, sistema utilizado no gerenciamento de dados do posto de coleta?.
A partir deste treinamento, os agentes estarão aptos a realizar a primeira operação de campo do Censo 2010 ? a Pré-Coleta ? etapa em que são revisados e atualizados os mapas e o cadastro de endereços, visando uma preparação mais precisa para a posterior coleta de dados a ser realizada pelos recenseadores.
O prefeito Edno Guimarães prestigiou o início das atividades e comentou sobre a importância do Censo 2010. ?Fico satisfeito por saber que o IBGE já está qualificando a equipe que trabalhará no Censo e peço a colaboração da população, recebendo os recenseadores e respondendo corretamente as questões. O Censo é muito importante para os municípios, porque é ele que conta a população, aponta o seu perfil e determina o percentual do repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios?.

Censo 2010
O Censo 2010 vai coletar informações sobre a situação socioeconômica da população, tipo de domicílio, escolaridade, bens, acesso saneamento, escola e programas de governo. A população vai responder dois questionários um básico e um de amostra.
Para realizar o Censo 2010, o IBGE contratará, por meio de Processo Seletivo Simplificado, cerca de 200 mil recenseadores. Para a região de Cianorte, foram reservadas 127 vagas, 70 apenas na Capital do Vestuário. A prova teórica do concurso será aplicada no dia 30 de maio e a contratação começa a partir de 26 de julho.

Redação

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*