UniCesumar expulsa quatro alunos de Medicina por fraude em prova do vestibular

4 de setembro de 2019  

Quatro alunos de Medicina da UniCesumar tiveram suas matrículas canceladas e foram expulsos da Instituição, no campus Maringá, nesta terça-feira (3/9), após confirmação de fraude na prova de Vestibular, realizado em junho de 2019 para ingresso no curso de Medicina.

Durante o processo de auditoria do Vestibular, a Instituição verificou uma possível fraude envolvendo dois alunos e, ainda no andamento das apurações, recebeu uma denúncia de que outros dois alunos também haveriam fraudado o vestibular.

No final da investigação ficou confirmado que 4 (quatro) alunos se envolveram em fraude para o ingresso na Instituição. A fraude se constituiu na contratação de terceiros para realização da prova, apresentando no ato documentação falsa, já que os terceiros se passaram pelos verdadeiros inscritos.

Após a conclusão das investigações foi instaurado procedimento administrativo, os envolvidos foram ouvidos e confessaram o esquema fraudulento.

Tal situação somente foi possível porque a Instituição, que preza pela integridade em todos os seus processos acadêmicos e pela qualidade de ensino ofertado, adota em todas as fases de seu vestibular o rigor necessário para garantir a fidedignidade do mesmo.

Segundo o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, “esta não foi a primeira tentativa de fraude que sofremos. No primeiro vestibular de Medicina encaminhamos para a delegacia onze candidatos que tentaram burlar o sistema. Nos demais cursos, estamos sempre atentos na aplicação das avaliações. Isto porque acreditamos que a Educação é um agente de transformação e, sendo uma instituição que preza por seus valores, pela qualidade e desenvolvimento de nossos alunos, não medimos esforços para combater irregularidades e a corrupção de todos os tipos e em todos os níveis.”

Todas as informações colhidas pela investigação interna e pelo procedimento administrativo serão encaminhadas às autoridades competentes para que adotem as providências cabíveis.

A Instituição aproveita esta oportunidade para fazer um alerta a toda sociedade de que não compactua, comunga ou possui qualquer conivência com atos fraudulentos. Toda oferta de vagas ou qualquer outro ato que vise desrespeitar os procedimentos existentes pode constituir crime e será apurado com rigor.

REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A Unicesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivos mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos – escala de 1 a 5), que avalia a qualidade das instituições. Está presente em todos os estados brasileiros, com cerca de 600 polos de educação a distância e quatro campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, além de dois polos no exterior: Dubai e Miami. São mais de 60 graduações, entre elas o curso de Medicina que possuí uma das melhores infraestruturas do país. Focado em metodologias ativas de aprendizagem (Problem Based Learning) o curso conta com modernos laboratórios de simulação realística e uma ampla rede de hospitais. Em breve, a UniCesumar iniciará a implantação de dois campi no Mato Grosso do Sul: um em Campo Grande e outro em Corumbá com o curso de Medicina.

(Fonte – www.unicesumar.edu.br)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*