Evento reúne dezenas de produtores e discute avanços na cultura da mandioca

Paraná é o segundo produtor nacional da raiz e o primeiro com relação à fécula, com participação em torno de 70%

Com o objetivo de discutir as inovações tecnológicas aplicadas à cultura da mandioca, para o fortalecimento da cadeia produtiva, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Sindicato Rural de Cianorte, realizou na tarde dessa quarta-feira (21), a XV edição do Encontro Regional de Produtores de Mandioca da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte). O evento aconteceu na sede do Sindicato Rural de Cianorte.

“Na cadeia produtiva da mandioca, o Paraná é um dos estados mais importantes do país. Na região da AMENORTE, existem 10 unidades industriais de processamento, que contribuem para a geração de emprego e renda”, destacou o vice-prefeito, Beto Nabhan. Nesse sentido, o prefeito Bongiorno enalteceu o trabalho realizado pelos produtores. “Mesmo com a crise nacional, eles acreditam na cultura e fomentam a economia local”, disse o chefe do Executivo, que acompanhou as palestras: “Novas variedades de mandioca e plantio direto”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador do IAPAR, Dr. Mário Takahashi; “Herbicidas no plantio da mandioca”, com o professor e pesquisador da Unioeste, Dr. Neumarcio Vilanova da Costa; e “A cultura da mandioca na reforma de pastagem no sistema silvipastoril”, com o engenheiro agrônomo da Emater, Jorge Maurino da Silva.

Na ocasião, o comandante da 5ª CIPM, Major Elisvaldo Balbino, falou sobre a Patrulha Rural, que há aproximadamente cinco meses teve as atividades reativadas em Cianorte e proporciona maior segurança aos moradores do campo. Também participaram da solenidade os vereadores, Márcia Pereira e Sérgio Mendes; o secretário municipal de Agricultura, Georges Charron Júnior; o ex-prefeito de Jussara, Ailton Vieira de Matos, que representou o deputado estadual Jonas Guimarães; o chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Cascardo Neto; o gerente regional da Emater, Roberto Corredato; o assessor da Casa Civil, Sérgio Pereira Junior, que representou o governador Ratinho Junior; e o chefe da 26ª Ciretran, Maucir Marcuz.

(Fonte: ASCOM/PMC)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*