Prefeitura equipa Unidades Básicas de Saúde com aparelhos de eletrocardiograma

Os checkups preventivos agora são feitos mais próximos da residência dos pacientes e de forma mais rápida

Para facilitar o acesso da população ao exame que analisa o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, bem como para agilizar a entrega dos resultados, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu eletrocardiógrafos para as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento no município e outros dois para as que ainda serão inauguradas. Os pacientes, desde maio deste ano, já desfrutam do serviço, que é prestado pela própria equipe de enfermagem da unidade de referência. O investimento foi de R$5,6 mil em cada aparelho. 

“A aquisição dessas máquinas representa um avanço para o atendimento prestado à população. Antes, era preciso que os pacientes se deslocassem até o centro da cidade – inclusive os moradores dos distritos -, na UBS José Maciel Bahia, conhecida como Extensão, para realizar o exame em um dia específico. Agora, essa situação mudou. O eletrocardiograma passa a ser feito mais próximo da casa de cada um e de uma forma muito mais rápida. Isso representa mais saúde para as pessoas, que terão seu quadro acompanhado de forma mais próxima pela nossa equipe”, esclarece o prefeito Bongiorno.

O teste é realizado mediante agendamento e dura cerca de 15 minutos. “Os dados são encaminhados para uma central, para que um cardiologista emita os laudos técnicos. Em uma semana, no máximo, o resultado é entregue para o Clínico Geral da UBS, que o interpreta e, caso note alguma alteração, informa imediatamente o paciente”, explica secretária de Saúde, Michelly Pricinotto. “Esses testes são utilizados, principalmente, para checkups preventivos que fazemos em pacientes com alguma doença crônica, como hipertensão e diabetes, que requerem uma certa periodicidade”, completa.

A exceção para a realização deste exame na UBS é para pacientes que precisam avaliar o risco cardiovascular para realizar uma cirurgia, uma vez que é necessário passar por uma consulta com o cardiologista. Estes são encaminhadas para o médico especialista do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (Ciscenop). Para a realização dos exames, todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por formações, ministradas pelos técnicos da empresa de eletrocardiógrafo.

(Fonte: Assessoria de Comunicação PMC)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*