Plataforma digital é criada para receber reclamações de consumidores

O portal deve agilizar a solução dos problemas, e pode ser acessado de qualquer lugar do país.

Estar atento desde a uma simples compra de um utensílio doméstico até a aquisição de um imóvel, ou uma festa de formatura, é uma atitude necessária para se prevenir de aborrecimentos. Para conscientizar as pessoas sobre os direitos na compra de qualquer produto é que foi criado o Dia do Consumidor, comemorado na próxima sexta-feira (15). Para celebrar a data, os PROCONs de todo o país, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), estão engajados na divulgação da plataforma digital www.consumidor.gov.br.

O portal propõe a prestação de um serviço público, gratuito e que visa a resolução alternativa de conflitos de consumo pela internet, a partir da ação integrada entre a Senacon, Procon, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Justiça e empresas participantes. O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo.

“A participação das empresas é voluntária, e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer analisar e investir todos os esforços disponíveis para solução dos problemas apresentados”, explicou a chefe do Procon de Cianorte, Aline Feroldi Motta. “Importante pontuar que os índices de solução na plataforma ultrapassam o percentual de 80%. A palavra final é sempre do consumidor, pois, após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final”, concluiu.

As reclamações são registradas e alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetividade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento. Para fazer uma reclamação no portal, o consumidor deve possuir uma conta de e-mail para correspondência, pois nele o usuário receberá a resposta da empresa reclamada. Na plataforma, o consumidor deverá cadastrar um “login” e uma senha, para que tenha acesso à proposta da empresa para que o problema seja resolvido. O serviço pode ser acessado de qualquer lugar do país e funciona 24 horas por dia.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

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