Simulação de resgate encerra Semana do Trânsito em Cianorte

Agentes do Copo de Bombeiros demonstraram as condutas de salvamento à vítima envolvida em acidente automobilístico

Em Cianorte, a Semana Nacional do Trânsito foi encerrada, na manhã dessa terça-feira (25), com uma ação que chamou a atenção de motoristas e pedestres que passaram pelo Centro Cívico, mais especificamente, em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Agentes do Corpo de Bombeiros demonstraram a simulação de um resgate a uma condutora – visivelmente inconsciente – que havia colidido seu veículo em uma árvore (anteparo). A representação seguiu todo o protocolo adotado pelos profissionais em acontecimentos reais.

A ação, que durou em torno de 20 minutos, foi realizada por seis bombeiros com o auxílio de dois veículos, sendo um deles o caminhão com o desencarcerador. “Um salvamento como este ocorre quando o motorista está em meio às ferragens. Em uma situação diferente, em que ele não está preso, o protocolo é outro, mas sempre observando medidas similares, capazes de garantir a segurança da vítima, dos profissionais e das pessoas que estão próximas”, explicou o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão César Perdoncini.

“Não teve quem não ficasse curioso em observar o trabalho dos bombeiros que com muito profissionalismo, demonstraram os cuidados adotados durante o resgate de uma vítima envolvida em acidente automobilístico”, comentou a diretora de Trânsito, Jeniffer Cadan Kuhl. “A simulação é uma atividade impactante que contribui na disseminação dos bons costumes no trânsito”, assegurou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior. A ocasião também foi acompanhada pelas crianças do projeto Policial Rodoviário Mirim

A programação especial acontece em todo país desde a última terça-feira (18) e, em Cianorte, contou com diversas ações, como blitz e palestras. Com o tema “Nós somos o trânsito”, a mobilização foi fruto da parceria entre Prefeitura, Núcleo Regional de Educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, 26ª Ciretran e 13ª Regional de Saúde.

DEMAIS AÇÕES

Além da ação oficial, outras atividades marcaram o fim da Semana Nacional do Trânsito. Na Escola Municipal João Bueno de Godoy, de Vidigal, por exemplo, os alunos do Pré I e Pré II, das professoras Alekssandra Serafim, Francieli Comar, Micheli Domenech e Sandra Mara Mackincs, utilizaram bicicletas, triciclos e outros brinquedos para simular o tráfego de uma via. Na rua em frente à instituição, praticaram conhecimentos sobre velocidade, uso da faixa de pedestre, semáforos e outras assuntos importantes desse ambiente.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*