Mostra Científica do Parque Cinturão Verde é realizada com o tema “Educação Ambiental versus Sustentabilidade”

A manhã desta quarta-feira (19) foi marcada por mais uma ação do município na conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. A abertura da VII Mostra Científica do Parque Cinturão Verde foi realizada na sede do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP). O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com a finalidade de incentivar a criação de iniciativas de preservação da natureza e ações sustentáveis, com ênfase na reserva florestal do município, que é a segunda maior unidade de conservação urbana do país.

Durante os próximos dois dias, será realizada a exposição de projetos com o tema “Educação Ambiental versus Sustentabilidade” , bem como palestras, oficinas e o tradicional concurso de fotografias. “O objetivo da nossa ação é promover a discussão de ações capazes de alterar a relação entre o homem, o consumo e a natureza, com destaque para a preservação dos recursos e a construção de uma cultura ambiental capaz de sustentar a vida em nosso planeta. Nesse sentido, agradecemos e parabenizamos todos os participantes, que nos trouxeram trabalhos verdadeiramente inspiradores”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, em exercício, Cristiane Marchini Roco, que também agradeceu aos colaboradores do evento.

“Desde o início da nossa administração procuramos cuidar com todo carinho de nossa cidade, em especial, do Parque Cinturão Verde, porque reconheço a sua importância para a qualidade de vida da população. Até o fim da nossa gestão, quero deixar toda a reserva cercada e protegida”, comentou o prefeito Bongiorno, que aproveitou para destacar a lei aprovada no município, que exige aos comerciantes de bares, lanchonetes, restaurantes e afins, a manterem a área de atuação limpa, ao final do expediente, num raio de 50 metros. “É inadmissível o que acontece nos finais de semana, na área central de Cianorte. As pessoas saem para se divertir e acabam deixando as ruas, avenidas e praças completamente sujas, cheias de garrafas, copos, papéis, sem o mínimo de consciência”, finalizou o prefeito.

A ocasião foi abrilhantada pela apresentação de uma dança, com a música “Herdeiros do Futuro”, executada pela professora Maíra Palozzi, do Grand Ballet Estúdio de Artes. Também participaram da solenidade a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira; o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Antônio Guilherme; a diretora do CEEP, Claudete Jacomini; diretoras de escolas municipais e CMEIs; e membros da rede proteção ambiental.

MOSTRA CIENTÍFICA

Durante esta quarta-feira, a exposição, direcionada apenas entre os estudantes inscritos, aconteceu das 10h às 11h15 e das 13h às 17h15. Nesta quinta-feira (20), as exposições serão realizadas das 8h às 10h e serão abertas para o público, sendo interrompidas, das 10h às 11h15, pra a realização de oficinas de destinação de resíduos e de confecção de pegadas de animais em gesso; e pela palestra a respeito da prevenção do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chicungunya e zika; momentos dos quais toda a comunidade pode participar.  As demonstrações dos trabalhos serão retomadas pela tarde, das 13h às 17h15. Finalizando as atividades, na sexta-feira (21), às 10h, acontece a premiação dos três primeiros lugares nas apresentações dos trabalhos – nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais); Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio; e classe especial; assim como dos vencedores do concurso de fotografia, no qual concorrem 35 imagens, com o tema “Natureza, Meio Ambiente e Parque Cinturão Verde”, que permanecem expostas durante todos os dias do evento. Os escolhidos pela comissão julgadora, formada por membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação, receberão prêmios como viagens ecológicas para Foz do Iguaçu, bicicletas, camas elásticas e kits ecológicos do Parque Cinturão Verde. Também no encerramento haverá o plantio simbólico de uma Peroba nas dependências do CEEP, pois na data também se comemora o Dia da Árvore.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*