Eventos de dança reúnem centenas de pessoas em Cianorte

Com estilos e ritmos variados, Mostra e Festival agradaram o público presente

A dança faz parte da cultura de uma sociedade e foi uma das três principais artes cênicas na antiguidade. Além disso, estudos já realizados revelam que o ato de dançar pode melhorar questões relacionadas à saúde, pois ajuda a parte física e mental. Pensando assim, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Divisão de Cultura, realizou, em parceria com as escolas locais, a 5ª Mostra e o 1º Festival de Dança. Os espetáculos aconteceram no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, e contaram com um grande público, que prestigiou as apresentações.

Os trabalhos começaram na sexta-feira (24), com a 5ª Mostra de Dança. Com uma participação especial, o jovem Vinícius Raimundo Marques fez a abertura do evento, e encantou o público de aproximadamente 600 pessoas com a apresentação da coreografia “Billie Jean”, de Michael Jackson. Ao final de cada exibição, os integrantes receberam medalhas de participação. “Além de proporcionar uma interação entre os participantes e a troca de experiências, sabemos que a dança, em qualquer lugar que se pratique, é sempre uma atividade extremamente prazerosa, e pode melhorar muito, a qualidade de vida dos praticantes. Ela beneficia a flexibilidade, a coordenação motora e proporciona o bom humor”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Já no sábado (25), durante o período da manhã, foram realizados workshops, ministrados pelos professores Samuel Visi Santana (Sassá), Ana Molina, Elaine Sobrinho Hapner e Marcos Vinícius Carvalho. À tarde foi a vez das competições, com o 1º Festival de Dança, que contou com 27 apresentações nas categorias Dança Livre, Danças Urbanas e Ballet. Ao final, depois de quase seis horas de muito movimento, ritmo e espetáculos, nove coreografias foram escolhidas como as melhores do Festival. Na Categoria Livre, os primeiros colocados foram: 1º lugar, Projeto Descobrindo Talentos, de Formosa do Oeste; 2º lugar, Cia Unipar de Dança – Pibia, e em 3º lugar Uper Company, ambos de Cianorte. Em Danças Urbanas, o 1º lugar ficou com o grupo F.A Style Dance, de Quinta do Sol; o 2º lugar foi para The Group Illusions, de Peabiru; e em 3º lugar, F.A Style Dance. Já na categoria Ballet, a 1ª colocação foi para Laura Brito e Igor Sabaine, de Cianorte; o 2º lugar ficou com o Grupo Municipal de Dança Ponta do Pé, de São Jorge do Ivaí; e a 3ª colocação foi para a Gran Ballet, de Cianorte.

“Neste mundo agitado e com tantas exigências em que vivemos, a dança se apresenta como uma oportunidade de nos libertarmos do estresse e liberarmos as emoções”, pontuou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. “Foram momentos mágicos. Buscamos sempre promover ações que possam oportunizar aprendizagem, em todos os segmentos da cultura, e nesse caso em específico, na arte da dança”, completou.

Fonte: Assessoria PMC

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*