Técnicos do CAPS participam de formação sobre autismo

Videoconferência integrou o programa do Estado de atenção às pessoas diagnosticadas com o espectro

Os profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial deCianorte (CAPS) – adulto e infantil – acompanharam, nessa quarta-feira (1º), a aula inaugural da estratégia de qualificação profissional no Programa de Atenção ao Autismo. A oportunidade, promovida pela Secretaria do Estado da Saúde, aconteceu por videoconferência e também capacitou servidores que atuam pelo SUS na atenção primária e especializada da região, atendida pela 13ª Regional de Saúde.

Os ensinamentos foram a respeito da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrados pelo psicólogo Michael Kelly, que atua no The Scott Center for Autismo Treatment, do Instituto de Tecnologia da Florida. “A formação contribuiu com a nossa busca constante por conhecimentos para tratar da melhor forma possível o assunto”, pontuou a chefe da Divisão de Saúde Mental do Município, Thaíse Dantas.

Em Cianorte, segundo ela, os CAPS acompanham atualmente 60 pessoas com o transtorno por meio de consultas médicas, atendimento psicológico, terapia ocupacional e oficinas terapêuticas. “Acreditamos que esse programa nos dará suporte para oferecer às pessoas diagnosticadas com o transtorno e seus familiares um suporte cada vez maior”, conclui. Além dos profissionais, a capacitação também atingirá os gestores do SUS e familiares de autistas. Também está previsto o cadastramento de pessoas que possuem o TEA e um censo quadrienal.

(Fonte: Assessoria PMC)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*