Prova oferece diagnóstico do aprendizado dos alunos das Escolas Municipais

Os alunos do 2º ao 5º ano da Rede Municipal realizaram nesta terça-feira (12), a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Cianorte (SAEC). Proposta pela Secretaria de Educação e Cultura para as 13 escolas da sede e dos distritos de Vidigal e São Lourenço, a avaliação tem como principal objetivo emitir um diagnóstico do ensino local, detectando nos alunos se apresentam os conhecimentos esperados para as séries que cursam. Esta é a segunda vez neste ano que o exame é aplicado, na primeira, ele foi direcionado às outras classes do Ensino Fundamental.

“Esta é uma iniciativa que não tem o objetivo de qualificar os estudantes, mas sim, de detectar suas dificuldades para atuar sobre elas de forma ainda mais efetiva. Também serve como um mecanismo importante da Secretaria para analisar a aplicação dos conteúdos nas instituições”, explica a secretária da pasta, Maria Neusa Casassa. A prova foi elaborada por uma empresa terceirizada, com base no Plano de Ensino de cada série escolar. Ela conta com 30 questões objetivas, que foram divididas, igualmente, entre as disciplinas de português e matemática.

Para a diretora da Escola Municipal Lidia Usuy Ohi, Rosilda Naves Lucio, a ferramenta também é fundamental para o professor. “Através dela, é possível que ele analise se o que está trabalhando atende às proposições do Plano Municipal de Ensino, já que esperamos que todos os alunos matriculados na rede tenham acesso aos mesmos conhecimentos”, apontou.  A aplicação do exame aconteceu nos períodos das aulas – manhã e tarde. O resultado será encaminhado em 15 dias pela empresa terceirizada responsável para a Secretaria de Educação e Cultura.

(Informações e fotos: Assessoria de Comunicação PMC)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*