Produtores brasileiros se preparam para combater praga exótica

helicoverpa1A lagarta Helicoverpa Armigera até alguns meses atrás era desconhecida em terras brasileiras, já causou vários prejuízos na safra 2012, em boa parte do norte/centro-oeste do Brasil, um dos maiores celeiros agrícolas do país.

Helicoverpa, que até o momento possuía apenas registros de ocorrência em regiões da Índia e Austrália, ainda não se sabe como a mesma veio ao Brasil, suspeita-se que tenham vindo em navios cargueiros e se instalados em caminhões que levam a carga dos portos para a região afetada, tendo em conta que muitas vezes estes caminhões ficam dias estacionados nos portos, tempo suficiente para este inseto se instalar nos mesmos e viajarem quilômetros pelo Brasil a fora. Ainda suspeita-se remotamente de bioterrorismo, pois a lagarta afeta plantações comerciais altamente lucrativas.

Biólogos e pesquisadores estudam inseticidas e predadores naturais, pois em nosso paísCerrado Vivo ainda não existe nenhum outro animal predador da Helicoverpa. O que muito preocupa os produtores rurais, o inseto ataca culturas de milho, soja, algodão e feijão são as mais afetadas, ou seja, nossos itens de maior produção agrária.

O ministério da agricultura em parceria com a Embrapa estuda a liberação de agrotóxicos como o benzoato de emamectina, ainda em processo de liberação no Brasil, bem como a estipulação de um período de vazio sanitário obrigatório, onde nele não será permitido que seja cultivado a terra por um período x, ou ainda o cultivo de outra cultura não atrativa do animal.

(Edvaldo Rodrigues)

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*